Topo

Caminhoneiros e o mundo digital: pesquisa aponta digitalização da categoria no setor de grãos

Motoristas de caminhão estão avançando no uso das ferramentas digitais em seu dia a dia, de acordo com estudo da LogFintech Strada, que também mapeia outros comportamentos.

Fala, companheiro(a) de trecho!

Você está conectado(a) ao mundo digital? Como você tem usado as ferramentas digitais no seu dia a dia de trabalho? Sabemos que a estrada é constante movimento e a tecnologia pode ser uma grande aliada para facilitar a vida de quem não para. 

Recentemente, foi divulgada uma pesquisa realizada pela LogFintech Strada, durante o evento “Desvendando a Safra 2024”, que traz dados interessantes sobre como caminhoneiros do setor de transporte de grãos estão tornando sua rotina mais otimizada com uso da tecnologia. 

Essa pesquisa ouviu 536 caminhoneiros, 258 motoristas de caminhão de frota e 278 motoristas autônomos, dando voz aos verdadeiros protagonistas das estradas: vocês, motoristas de caminhão.

Quer saber o resultado? Estacione por aqui um pouco e continue esta leitura! 

Um perfil dos motoristas de caminhão 

Segundo Rodrigo Koelle, CEO da Strada, o estudo ouviu a opinião de 536 caminhoneiros, representando tanto os motoristas de frota (CLT) quanto os autônomos (TAC). Esse pessoal é quem realmente sabe o que acontece nas estradas do Brasil.

O levantamento mostrou que a maioria desses motoristas tem uma bagagem e tanto, com mais de 20 anos de experiência na área. A média de idade gira em torno dos 43 anos, mas tem muito veterano com mais de 48! 

Outro ponto é que mais de 80% estão casados ou em união estável, e 90% têm ao menos um filho, com destaque para um grupo de 35% que possui dois filhos.

Caminhoneiros na Era Digital

Quando se trata sobre os recursos do mundo digital, os aplicativos de carga são o principal meio para conseguir fretes, sendo usados por 97% dos motoristas. Ah, e os grupos de WhatsApp também estão em alta, ajudando na comunicação e na busca por oportunidades de trabalho.

Os autônomos também estão entrando na onda digital, com 91% deles usando aplicativos de carga. Para 2024, a internet móvel (45%) promete ser a ferramenta principal de rastreamento entre eles. 

O aplicativo Easy Way, do S-Way, permite que o motorista controle seu veículo de qualquer lugar 

Você sabia que o S-Way, o melhor pesado da história da IVECO, conta com um aplicativo próprio? Atenta às necessidades dos caminhoneiros, a IVECO desenvolveu o S-Way pensando em oferecer um caminhão conectado e inteligente, permitindo conexão total do motorista com frotista e veículo.

Por meio do aplicativo Easy Way, e do portal IVECO ON, é possível gerenciar o consumo de combustível, as rotinas de segurança e avaliar a condução do veículo. Além disso, o motorista pode controlar todo o veículo na palma da mão e interagir com ele por meio de comandos de voz, oferecendo muito conforto e praticidade. 

Onde parar, carregar, como pagar e outros 

Quando o assunto é onde parar, segurança (71%) e estacionamento para pernoite (63%) são as prioridades. Já na hora de escolher onde carregar, qualidade das vias de acesso (57%) e a infraestrutura do local (56%) são fundamentais para os caminhoneiros.

Os motoristas autônomos demonstram uma tendência para reduzir o uso de seguros de carga, ao contrário dos motoristas com vínculos empregatícios, que tendem a utilizar mais seguros contra roubo de carga e veículo.

Quando é possível escolher a carga que irão transportar, a velocidade de embarque e a documentação são fatores que pesam na decisão.

E nas horas das finanças, sabem o que a maioria usa? O cartão, especialmente os CLTs (75%), e os TACs não ficam muito atrás, com 71% preferindo essa forma de pagamento.

Por falar nisso, o preço do combustível supera o quesito segurança na escolha dos postos para os autônomos. 

Conectados com a estrada e a web

Vale destacar que a pesquisa, realizada entre setembro e outubro de 2023, representa não só o cenário atual, mas também o que pode vir pela frente. Ou seja, é um mapa de possibilidades para quem vive nas estradas. 

Cada vez mais os recursos tecnológicos surgem para facilitar a nossa vida e rotina de trabalho e, sem dúvidas, vale a pena se informar sobre os aplicativos que podem atender às suas necessidades. Mas atenção: smartphones e direção não combinam. Evite qualquer tipo de distração ao volante, afinal, a segurança tem que estar sempre em primeiro lugar. Se precisa acessar a internet para checar algum aplicativo ou grupo de WhatsApp, jamais o faça com o caminhão em movimento. 

E você? Utiliza a internet e as ferramentas digitais em seu trabalho nas estradas? Conta pra gente quais recursos auxiliam a sua rotina! 

Sem Comentários

Postar um Comentário